RH: Gestor e funcionários
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O gestor não participou das atividades operacionais, tampouco esteve presente. O usuário-chave deste departamento assumiu toda a parte de estruturação para si, alinhando as suas necessidades com as funcionalidades do portal. |
Pela falta do gestor, todas as solicitações do usuário-chave deste departamento, todas as solicitações, foram negociadas diretamente com os consultores e foram prontamente atendidas. A satisfação do usuário-chave foi total. |
O gestor não participou das reuniões de desenho do portal e das reuniões de acompanhamento, faltando no processo uma visão mais de gestão. Apenas funcionalidades operacionais foram solicitadas e entregues ao departamento |
Os consultores não conheciam o direcionamento estratégico do departamento e, nas reuniões de desenho do portal, ofereceram as soluções operacionais padrão, aceitas pelo usuário-chave. |
O gestor delegou toda a gestão de implantação do portal para seu usuário chave. O usuário-chave, por sua vez, negociava diretamente com a TI e com a consultoria. |
O contato geralmente era de um consultor técnico no dia a dia que repassava os problemas a um consultor líder. Apresentavam somente relatórios básicos de acompanhamento. |
SegurançaGestor e funcionários
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O diretor de segurança atuou intensamente no desenho, implementação e operacionalização do portal. Já possuía experiência com portais e alinhou os objetivos estratégicos do departamento com as funcionalidades do portal. |
Mesmo em se tratando de aspectos técnicos, a negociação era realizada diretamente com os consultores líderes que passavam as necessidades aos consultores técnicos alocados na empresa. |
O diretor de segurança foi o ator mais presente no processo. Por ser diretor tinha acesso aos direcionamentos estratégicos da empresa e contato direto com o presidente. |
Neste departamento, os consultores discutiam soluções mais estratégicas do portal como, por exemplo, a implantação de indicadores de performance, entre outras ferramentas, de suporte a decisão. |
O gestor do departamento assumiu toda a coordenação do projeto e, por estar no mesmo nível do gestor de TI, em alguns casos negociou mais horas de consultoria para o seu departamento. |
Neste departamento, especificamente, toda a gestão era feita pelos dois consultores líderes. Sempre com novas demandas, os consultores providenciavam estudos de viabilidade e as reuniões eram frequentes. |
Meio Ambiente:Gestor e funcionários
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O gestor não participou das atividades, tampouco esteve presente nas demais reuniões. Os usuários-chave deste departamento assumiram toda a parte de estruturação para si, embora com pouco envolvimento, alinhando as suas necessidades com as funcionalidades do portal. |
Para satisfazer os usuários-chave, todas as solicitações operacionais eram atendidas no desenho do portal neste departamento. Esse posicionamento foi ocasionado pela ausência do gestor, pois, dentre os três departamentos iniciais do projeto, este é o que apresentava maior resistência à implantação. |
O gestor participou somente da primeira reunião e não esteve mais presente para trazer o direcionamento estratégico. Os usuários-chave não possuíam visão estratégica e a ferramenta ficou implementada somente com opções operacionais. |
O papel dos consultores líderes neste departamento foi somente de apresentação do portal e de tentativa de sensibilização da equipe sobre a importância do mesmo. Não houve aconselhamento estratégico. |
O gestor não participou do controle do projeto. Essa atividade repousou nos usuários-chave, em consonância com o gestor do projeto de TI. O que lhes foi ofertado inicialmente em relação ao banco de horas foi aceito e sem solicitação de acréscimo. |
O contato geralmente era de um consultor técnico no dia a dia que repassava os problemas a um consultor líder. Apresentavam somente relatórios básicos de acompanhamento. |