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Efeito Calendário e Finanças Comportamentais no Segmento de Fundos Multimercados

Callendar Effect and Behavioral Finance in Brazilian Hedge Funds

O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar a relação entre os dias de segunda-feira com a rentabilidade proporcionada pelos fundos de investimentos multimercados brasileiros. A base final de análise foi composta por 3.337 fundos multimercados, totalizando 3.529.808 observações para dados diários, no período de janeiro/2005 a setembro/2013. Com a utilização da análise de regressão com dados em painel, levando-se em consideração variáveis de controle apontadas pela literatura como relevantes, os principais resultados indicaram que o efeito segunda-feira também ocorre no segmento de fundos de investimento, sendo intensificado por períodos de crises financeiras. Contudo constatou-se que esse efeito não foi uniforme entre todas as subcategorias de fundos multimercados. Os resultados foram persistentes entre fundos cujo prazo de resgate é D+0, bem como foram robustos ao controle pela série de retornos do Ibovespa. A discussão foi ancorada principalmente na Teoria de Finanças Comportamentais, buscando-se assim potenciais explicações para essa anomalia de mercado.

efeito calendário; eficiência de mercado; anomalias de mercado


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