SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Forecast Techniques: A Comparative StudySocial Skills and Attitudes for Teamwork: Scale Development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração Contemporânea

Print version ISSN 1415-6555On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

COSTA, Marconi Freitas da  and  FARIAS, Salomão Alencar de. Efeitos da Música ao Vivo e Mecanizada em Ambientes de Varejo Supermercadista. Rev. adm. contemp. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.154-174. ISSN 1415-6555.  https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150019.

Este artigo teve o objetivo de analisar o efeito da música ao vivo, comparada à música mecanizada, além da ausência de música, sobre o comportamento do consumidor em ambientes supermercadistas. Foram realizados dois experimentos de campo, em dois supermercados. Os resultados dos dois estudos mostram evidências empíricas de que a música ao vivo, comparada à música mecanizada (e à sua ausência), é capaz de influenciar os aspectos afetivos dos consumidores, levando os mesmos a avaliarem o ambiente de varejo de forma mais positiva, a apresentarem intenções de comportamento mais favoráveis, como recomendar a empresa para amigos, fazer comentários positivos, entre outros. Além disso, a música ao vivo mostra-se mais influente sobre o comportamento do consumidor quando estes estão menos concentrados com a atividade de compra.

Keywords : atmosfera de varejo; música ao vivo; música mecanizada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )