Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Revista de Administração Contemporânea
versão impressa ISSN 1415-6555versão On-line ISSN 1982-7849
Resumo
COSTA, Marconi Freitas da e FARIAS, Salomão Alencar de. Efeitos da Música ao Vivo e Mecanizada em Ambientes de Varejo Supermercadista. Rev. adm. contemp. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.154-174. ISSN 1982-7849. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150019.
Este artigo teve o objetivo de analisar o efeito da música ao vivo, comparada à música mecanizada, além da ausência de música, sobre o comportamento do consumidor em ambientes supermercadistas. Foram realizados dois experimentos de campo, em dois supermercados. Os resultados dos dois estudos mostram evidências empíricas de que a música ao vivo, comparada à música mecanizada (e à sua ausência), é capaz de influenciar os aspectos afetivos dos consumidores, levando os mesmos a avaliarem o ambiente de varejo de forma mais positiva, a apresentarem intenções de comportamento mais favoráveis, como recomendar a empresa para amigos, fazer comentários positivos, entre outros. Além disso, a música ao vivo mostra-se mais influente sobre o comportamento do consumidor quando estes estão menos concentrados com a atividade de compra.
Palavras-chave : atmosfera de varejo; música ao vivo; música mecanizada.