SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Técnicas de Prospecção: Um Estudo ComparativoAtitudes e Habilidades Sociais para Trabalho em Equipe: Desenvolvimento de uma Escala índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Contemporânea

versão impressa ISSN 1415-6555versão On-line ISSN 1982-7849

Resumo

COSTA, Marconi Freitas da  e  FARIAS, Salomão Alencar de. Efeitos da Música ao Vivo e Mecanizada em Ambientes de Varejo Supermercadista. Rev. adm. contemp. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.154-174. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150019.

Este artigo teve o objetivo de analisar o efeito da música ao vivo, comparada à música mecanizada, além da ausência de música, sobre o comportamento do consumidor em ambientes supermercadistas. Foram realizados dois experimentos de campo, em dois supermercados. Os resultados dos dois estudos mostram evidências empíricas de que a música ao vivo, comparada à música mecanizada (e à sua ausência), é capaz de influenciar os aspectos afetivos dos consumidores, levando os mesmos a avaliarem o ambiente de varejo de forma mais positiva, a apresentarem intenções de comportamento mais favoráveis, como recomendar a empresa para amigos, fazer comentários positivos, entre outros. Além disso, a música ao vivo mostra-se mais influente sobre o comportamento do consumidor quando estes estão menos concentrados com a atividade de compra.

Palavras-chave : atmosfera de varejo; música ao vivo; música mecanizada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )