SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Social Skills and Attitudes for Teamwork: Scale DevelopmentDoes the Perception of Fairness in Management Control Systems Increase Manager Commitment and Confidence? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração Contemporânea

Print version ISSN 1415-6555On-line version ISSN 1982-7849

Abstract

MORAIS, Iara Dantas Cordeiro de  and  SOARES, Ana Maria. Impacto do Marketing Interno sobre a Orientação para o Mercado em Empresas Brasileiras. Rev. adm. contemp. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.197-215. ISSN 1415-6555.  https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016140069.

O conceito de marketing interno refere-se à visualização dos colaboradores como consumidores internos e assinala a necessidade de ouvir e satisfazer os colaboradores como requisito e satisfação dos colaboradores como requisitos para a satisfação dos clientes da empresa. Este artigo centra-se, assim, na influência do marketing interno na adoção de uma cultura empresarial orientada para os clientes, i.e., na orientação para o mercado. Com base na operacionalização do conceito de marketing interno de Lings e Greenley (2005), propõe-se um modelo conceitual das relações entre os conceitos de orientação para o mercado interno e orientação para o mercado. Os resultados de um estudo empírico baseado na aplicação de um questionário a 109 empresas brasileiras de diversos setores econômicos corroboram o modelo de investigação proposto. Desta forma, verificou-se que a adoção de um comportamento orientado para o mercado interno – nomeadamente as dimensões relativas à divulgação de informações e implementação de respostas – influencia a orientação para o mercado externo e suas dimensões (produção de informações, divulgação de informações e resposta).

Keywords : marketing interno; orientação para o mercado interno; orientação para o mercado; gestão de pessoas; empresas brasileiras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )