SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria EffectuationO Impacto da Interação Social na Adaptação Hedônica do Consumidor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Contemporânea

versão impressa ISSN 1415-6555versão On-line ISSN 1982-7849

Resumo

DALMORO, Marlon  e  VITTORAZZI, Kasiana. Trajetórias de Consumo: O Sujeito-Consumidor de Serviços Bancários na Terceira Idade. Rev. adm. contemp. [online]. 2016, vol.20, n.3, pp.328-346. ISSN 1415-6555.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2016140059.

O crescimento da população com mais de 60 anos e o aumento da expectativa de vida têm ampliado a participação de idosos no mercado consumidor. Este fenômeno tem sido ainda mais evidente no mercado de serviços bancários, uma vez que o recebimento da aposentadoria obriga os consumidores da terceira idade a possuírem uma conta bancária. No entanto, a forma como estes consumidores exercem agência nas suas práticas de consumo de serviços financeiros é variável, envolvendo, além de uma posição como consumidor, sua construção como sujeitos. Assim, o artigo tem como objetivo analisar a construção do sujeito-consumidor de serviços bancários na terceira idade. Um estudo empírico foi conduzido através de entrevistas com dez consumidores do município de Progresso - RS - Brasil. Os resultados demonstram que a percepção de capacidade de agência no consumo de serviços bancários na terceira idade é um fenômeno influenciado pela trajetória de vida dos indivíduos e sua capacidade de lidar com o processo de subjetivação. A necessidade de lidar com o outro (pessoas e tecnologias) emerge como limitadora do desejo de se construir como sujeito-consumidor de serviços bancários. Por fim, teoriza-se que a agência do consumidor é construída em consonância com as trajetórias de vida dos indivíduos enquanto consumidores e sujeitos sociais.

Palavras-chave : sujeito; consumidor; terceira idade; instituições bancárias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )