SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Trajetórias de Consumo: O Sujeito-Consumidor de Serviços Bancários na Terceira IdadeInternational Financial Reporting Standards and Earnings Management in Latin America índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Contemporânea

versão impressa ISSN 1415-6555versão On-line ISSN 1982-7849

Resumo

NEVES, Gabriela de Souza  e  BREI, Vinicius Andrade. O Impacto da Interação Social na Adaptação Hedônica do Consumidor. Rev. adm. contemp. [online]. 2016, vol.20, n.3, pp.347-367. ISSN 1415-6555.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150010.

Este artigo analisa se a interação com amigos, em situações de compra e consumo, é capaz de influenciar o nível de prazer que prevemos que vamos sentir e o prazer que efetivamente sentimos com um produto após a compra. Ou seja, estuda-se o efeito da sociabilização do consumidor no processo de previsão da adaptação e na adaptação hedônica real subsequente. Foram realizados três experimentos (um deles dividido em duas partes) independentes e complementares em ambiente online (Mechanical Turk) e em laboratório. Os resultados confirmaram a hipótese de que a previsão da adaptação é menor nas situações de consumo que envolvem a interação social, quando comparadas àquelas sem interação social. A sociabilização do consumidor exerceu influência, também, sobre a adaptação hedônica real, confirmando a hipótese de que a adaptação é menor nas situações de consumo envolvendo sociabilização. Em conjunto, evidenciou-se que, quando há interação social, os consumidores preveem e vivenciam mais prazer do que quando não há interação social. Esta pesquisa estende a teoria na área de comportamento do consumidor, especialmente sobre a adaptação hedônica, além de trazer implicações para empresas e consumidores, apontando uma forma prática de redução da adaptação hedônica em situações de consumo: a interação social.

Palavras-chave : interação social; adaptação hedônica; previsão da adaptação; amigos; experimentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )