SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3O Impacto da Interação Social na Adaptação Hedônica do Consumidor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Contemporânea

versão impressa ISSN 1415-6555versão On-line ISSN 1982-7849

Resumo

RATHKE, Alex Augusto Timm; SANTANA, Verônica de Fátima; LOURENCO, Isabel Maria Estima Costa  e  DALMACIO, Flávia Zóboli. International Financial Reporting Standards and Earnings Management in Latin America. Rev. adm. contemp. [online]. 2016, vol.20, n.3, pp.368-388. ISSN 1415-6555.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2016140035.

Essa pesquisa analisa o nível de gerenciamento de resultados na América Latina após a adoção das International Financial Reporting Standards (IFRS), em comparação aos países anglo-saxões e europeu-continentais. Ela também analisa o efeito da listagem de ações nos Estados Unidos sobre a comparação do nível de gerenciamento de resultados das empresas latino-americanas com empresas estrangeiras. A literatura sobre gerenciamento de resultados considerando países menos desenvolvidos ainda está em construção, e poucos estudos focam esse tema, especialmente na América Latina, apesar de sua relevância para a economia global. A presente pesquisa preenche essa lacuna por meio do exame do nível de gerenciamento de resultados nos principais países latino-americanos que adotam as IFRS (Brasil e Chile), em comparação com os principais países anglo-saxões com tradição em IFRS (Reino Unido e Austrália), e com as principais economias da Europa Continental (França e Alemanha). Os resultados demonstram que os latino-americanos apresentam um maior nível de gerenciamento de resultados que os anglo-saxões e europeu-continentais, e esse comportamento oportunista se mantém significativo quando apenas global players com listagem de ações nos Estados Unidos são analisados. Logo, mesmo com um conjunto único de padrões contábeis de elevada qualidade (IFRS) e fortes incentivos à divulgação, as características específicas dos países produzem forte influência na forma como as IFRS são implementadas em cada país.

Palavras-chave : IFRS; gerenciamento de resultados; América Latina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )