1 |
27/10/15 |
Apresentar a proposta de trabalho para fiscais e técnicos convidados; Formar o Grupo de Trabalho com agenda definida. |
A pesquisadora; 6 nutricionistas representando entidades convidadas; 1 fiscal de vigilância em saúde; A professora orientadora da pesquisa. |
Adesão dos convidados ao Grupo de Trabalho; Agenda para os próximos encontros. |
Os presentes se mostraram muito interessados na proposta. Dois dos fiscais que haviam concordado em participar do Grupo de Trabalho não compareceram à reunião. |
2 |
11/11/15 |
Alinhar as expectativas dos participantes com o projeto; Discutir possíveis critérios para avaliar a qualidade nutricional dos alimentos servidos em restaurantes tipo bufê. |
A pesquisadora; 5 nutricionistas representando entidades convidadas; 3 fiscais de vigilância em saúde; A professora orientadora da pesquisa. |
Avaliação da qualidade nutricional dividida em cinco etapas; Definição de alguns critérios; Percepção da necessidade de pesquisar estudos afins ao tema discutido. |
Definiu-se que seriam necessários mais encontros entre técnicos e fiscais antes do convite para outros participantes. |
3 |
25/11/15 |
Apresentar estudos afins ao tema discutido; Definir critérios de cada etapa da avaliação. |
A pesquisadora; 2 nutricionistas representando entidades convidadas; 2 fiscais de vigilância em saúde. |
Critérios definidos detalhadamente. |
Muitos convidados não compareceram ao encontro, dentre esses, dois participantes deixaram o grupo de forma definitiva, um por não se sentir contribuindo e outra por impedimentos pessoais. |
4 |
09/12/15 |
Separar os critérios em indispensáveis ou não, para a certificação. |
A pesquisadora; 4 nutricionistas representando entidades convidadas; 2 fiscais de vigilância em saúde. |
Discussão sobre alguns critérios mais polêmicos; Separação dos critérios em indispensáveis ou não. |
Maior comparecimento de atores técnicos ao encontro, decisão dos participantes de convidar as representações de restaurantes para o próximo encontro. |
5 |
03/03/16 |
Discutir os critérios com as representações de restaurantes; Pontuar os critérios para a classificação de acordo com a qualidade nutricional. |
A pesquisadora; 1 nutricionista representando entidades convidadas; 1 fiscal de vigilância em saúde; A professora orientadora da pesquisa. |
Pontuação dos critérios para a classificação, de acordo com a qualidade nutricional. |
As representações de restaurantes não compareceram ao encontro. Mais uma participante deixou o grupo definitivamente por impedimentos pessoais. Definiu-se que o roteiro seria testado em restaurantes do município pelos fiscais de vigilância em saúde atuantes na Coordenação de Fiscalização Sanitária de Alimentos. |
6 |
07/04/16 |
Repassar as impressões dos fiscais na aplicação do roteiro; Finalizar o roteiro; Discutir como incluir representações de restaurantes e cidadãos no Grupo de Trabalho. |
A pesquisadora; 2 nutricionistas representando entidades convidadas; 1 fiscal de vigilância em saúde. |
Finalização do roteiro a partir das observações dos oito fiscais que aplicaram o roteiro para teste; Decisão por convidar diretamente gestores de restaurantes, representação de consumidores e outros consumidores, diretamente, para o próximo encontro. |
A representação de restaurantes que ainda mantinha contato não compareceu à reunião. |
7 |
25/04/16 |
Apresentar a proposta de trabalho para os novos participantes; Discutir aspectos gerais da certificação e classificação, como a periodicidade das vistorias e prazos para adequação; Discutir e definir quais símbolos representarão a certificação e a classificação dos restaurantes. |
A pesquisadora; 1 nutricionista representando entidades convidadas; 1 fiscal de vigilância em saúde; A professora orientadora da pesquisa; 8 gestores de restaurantes; 1 consumidora. |
Definição de aspectos gerais da certificação e classificação; Percepção de que deve haver outros encontros para discussão dos critérios de certificação e classificação com os gestores de restaurantes; Sugestão de alguns símbolos para a certificação e a classificação. |
A representação dos consumidores não compareceu à reunião. Entre consumidores convidados diretamente, somente uma compareceu. Os gestores de restaurantes convidados diretamente compareceram em grande número. As sugestões de símbolos foram ricas. Definiu-se por aguardar a elaboração do símbolo por profissional, de acordo com o direcionamento dado na reunião, para posterior escolha através de mensagens de e-mail. |