SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número5Fatores Determinantes da Aprendizagem Organizacional para a Inovação Ambiental: Um Estudo MulticasoÉtica e Ensino de Administração: Um Referencial Protestante no Ensino de Administração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Contemporânea

versão On-line ISSN 1982-7849

Resumo

CORREIA-LIMA, Bruno Chaves; LOIOLA, Elisabeth; PEREIRA, Cícero Roberto  e  GONDIM, Sônia Maria Guedes. Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação. Rev. adm. contemp. [online]. 2017, vol.21, n.5, pp.710-729. ISSN 1982-7849.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160316.

Desenvolveu-se, testou-se e validou-se um inventário (ISOA) composto pela Escala de Suportes Organizacionais à Aquisição de Competências (ESOAC) e pela Escala de Suportes Organizacionais à Transferência para o Trabalho (ESOTT). Subdivididos em material e psicossocial, suportes correspondem ao apoio organizacional para a aprendizagem individual. A partir de revisão de escalas de suportes nacionais e internacionais, elaborou-se o inventário, submetendo-o à validação de seu conteúdo (análise de juízes e pré-testes). Para a validação de construto foram aplicadas análises fatoriais exploratórias (Estudo 1) e confirmatórias (Estudo 2) a resultados coletados em um banco público e em uma Organização Não Governamental, respectivamente. O Estudo 1 permitiu propor escalas com parâmetros adequados de validade e confiabilidade para medir os constructos. O Estudo 2 confirma, por Análises Fatoriais Confirmatórias, a adequação das escalas. Contribui-se para a literatura sobre aprendizagem nas organizações na medida em que são apresentados instrumentos com evidências de validade e confiabilidade dos suportes à aprendizagem e à transferência, diferenciados porque relacionam os suportes recebidos a experiências específicas (não genéricas) e interrelacionadas de aprendizagem (aquisição/retenção) e a transferências dessas aprendizagens para o trabalho.

Palavras-chave : suporte à aprendizagem; suporte à aquisição; suporte à transferência; aprendizagem individual; escala.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )