SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Valor Justo de Ativos Biológicos: Uma Proposta Metodológica InterdisciplinarMudança de Rumo? O Caso da Junckes Distribuidora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Contemporânea

versão impressa ISSN 1415-6555versão On-line ISSN 1982-7849

Resumo

AMES, Maria Clara Figueiredo Dalla Costa  e  SERAFIM, Maurício Custódio. Ensino-aprendizagem da Sabedoria Prática ( Phronesis ) em Administração: Uma Revisão Sistemática. Rev. adm. contemp. [online]. 2019, vol.23, n.4, pp.564-586.  Epub 15-Ago-2019. ISSN 1415-6555.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180301.

O objetivo dessa revisão sistemática é investigar de que maneira o conceito da phronesis é relacionado à educação, ensino e aprendizagem na área de Administração e de estudos organizacionais. A phronesis é definida como sabedoria prática, ou prudência, presente em processos de deliberação, decisão e ação. A busca por artigos nas bases Scopus, Ebsco e Web of Science encontrou 37 artigos sobre o tema. A análise desses trabalhos revela os autores mais referenciados, as principais definições e os principais temas de pesquisas a respeito do ensino e aprendizagem em Administração. Ela é abordada segundo cinco principais definições: (a) disposição para o julgamento ou deliberação; (b) percepção do contexto e da situação real; (c) tipo de conhecimento prático; (d) phronetic social science ; e, (e) múltiplas definições. Os temas encontrados abordam: (a) ensino e currículo relacionados à Administração e à ética empresarial; (b) educação e ensino de professores; (c) ensino e elementos da phronesis ; (d) filosofia da educação e phronesis ; (e) profissões e outros cursos superiores; e, (f) educação infantil. Sua relação com as virtudes morais poderia ser mais explorada, pois predominam definições relacionadas à aprendizagem experiencial. Estudos futuros poderiam discutir as práticas, práxis, e abordagens voltadas para ação. JEL Code: Y80, A14, D83.

Palavras-chave : phronesis; sabedoria prática; administração; ensino; aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )