Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Citado por SciELO
Accesos
Links relacionados
Citado por Google
Similares en SciELO
Similares en Google
Compartir
Revista de Administração Contemporânea
versión impresa ISSN 1415-6555versión On-line ISSN 1982-7849
Resumen
PREUSLER, Taísa Scariot; COSTA, Priscila Rezende da; CRESPI, Tatiane Baseggio y PORTO, Geciane Silveira. Capacidade Relacional e Alianças Estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimento. Rev. adm. contemp. [online]. 2020, vol.24, n.3, pp.201-217. Epub 06-Mar-2020. ISSN 1982-7849. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2020180181.
Contexto
a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária tem exercido importante papel em pesquisa e desenvolvimento para a geração de inovações. Grande parte dessas inovações é devida às alianças de pesquisa e desenvolvimento com parceiros externos, estimulando potencialmente a capacidade relacional, isto é, um construto de gestão estratégica de alianças, com proposições processuais ainda não verificadas empiricamente.
Objetivo
o objetivo geral deste estudo foi explorar como os processos da capacidade relacional podem contribuir para a geração de inovações.
Métodos
realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando o método de estudo de caso, a partir de entrevistas, análise documental e observação. Três alianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimento, envolvendo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e parceiros externos, constituíram o corpus de análise.
Resultados
a principal contribuição para o avanço do conhecimento foi um modelo interorganizacional para geração de inovações, a partir de alianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimento, fundamentado nas evidências empíricas dos processos da capacidade relacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e dos seus parceiros externos.
Conclusão
esse novo modelo fornece mais clareza sobre como uma empresa pública de pesquisa absorve conhecimento e evidencia, de forma inédita, os processos de institucionalização e de transbordamento da capacidade relacional. Classificação JEL: L1, L2, O32.
Palabras clave : inovação agropecuária; alianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimento; capacidade relacional.