SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Impact of the "Leite é Saúde" program in recovering malnourished children in the City of Rio de JaneiroLong-term preventive mass prescription of weekly doses of iron sulfate may be highly effective to reduce endemic child anemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Epidemiologia

versión impresa ISSN 1415-790X

Resumen

GIGANTE, Denise Petrucci et al. Avaliação do impacto do Programa Nacional do Leite em Alagoas, através de métodos isotópicos: aspectos metodológicos e resultados preliminares. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2002, vol.5, n.1, pp. 63-70. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2002000100008.

OBJETIVOS: Descrever aspectos metodológicos e resultados preliminares de um estudo de intervenção planejado para medir o impacto de um programa de suplementação alimentar sobre a promoção do crescimento infantil de crianças desnutridas. MÉTODOS: Estudo longitudinal, controlado, desenvolvido no estado de Alagoas, com grupos comparados antes e depois da intervenção. Vinte municípios foram selecionados através de um indicador de cobertura do programa de suplementação alimentar. Essa cobertura foi estimada pela diferença entre a proporção de crianças desnutridas e a proporção de crianças atendidas pelo programa. Os dez municípios com indicador de alta cobertura foram selecionados para o grupo intervenção e aqueles de menor cobertura para o grupo controle. Em cada município do grupo intervenção foram selecionadas 15 crianças ingressando no Programa. Em cada município do grupo controle foram incluídas 15 crianças elegíveis, mas que não conseguiram vaga no Programa. RESULTADOS: Foram aplicados 111 e 102 questionários em crianças dos municípios do grupo intervenção e controle, respectivamente. A comparação em relação às características de base mostra que a distribuição das variáveis demográficas e nutricionais foi semelhante entre as crianças dos grupos intervenção e controle. Por outro lado, as crianças do grupo intervenção são provenientes de famílias com menor renda familiar e seus pais apresentaram menor escolaridade quando comparadas às do grupo controle. CONCLUSÕES: Os resultados preliminares mostram que os grupos são comparáveis em relação às variáveis demográficas e nutricionais e que as diferenças observadas quanto ao nível socioeconômico deverão ser consideradas na análise ajustada, na segunda fase do estudo.

Palabras llave : Estudos de intervenção; Avaliação de programas; Suplementação alimentar; Criança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués