SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue4Analysis of the spatial distribution of leprosy in The State of São Paulo, 1991-2002Parasitological quality and hygienic-sanitary conditions of vegetables sold in the city of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

TEIXEIRA, Júlio César  and  PUNGIRUM, Marcelo Eustáquio Macedo de Castro. Análise da associação entre saneamento e saúde nos países da América Latina e do Caribe, empregando dados secundários do banco de dados da Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2005, vol.8, n.4, pp. 365-376. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2005000400005.

O presente estudo teve como objetivo avaliar a associação entre condições de saneamento - cobertura populacional por sistemas de abastecimento de água e por sistemas de esgotamento sanitário - e indicadores epidemiológicos - taxa de mortalidade infantil, mortalidade em menores de cinco anos de idade e mortalidade por enfermidades diarréicas agudas em menores de cinco anos de idade - nos países da América Latina e do Caribe, utilizando dados secundários da Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS. O universo da pesquisa foi composto por 44 países integrantes da América Latina e do Caribe, com população total estimada de 561,3 milhões de habitantes, para o ano de 2005. O método epidemiológico empregado foi um delineamento ecológico. Pode-se afirmar que a universalização dos serviços de saneamento, a implantação de infra-estrutura urbana, o combate à desnutrição infantil e a ampliação da prevalência de aleitamento materno exclusivo até 120 dias de idade são medidas que contribuirão para a melhoria da saúde infantil na região.

Keywords : Saneamento; Saúde infantil; Mortalidade; América Latina e Caribe; OPAS.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese