SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Mortalidade por câncer de cólon e reto e consumo alimentar em capitais brasileiras selecionadasEstado nutricional e estilo de vida em vegetarianos e onívoros - Grande Vitória - ES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Epidemiologia

versão impressa ISSN 1415-790X

Resumo

CARMO, Marina Bueno do; TORAL, Natacha; SILVA, Marina Vieira da  e  SLATER, Betzabeth. Consumo de doces, refrigerantes e bebidas com adição de açúcar entre adolescentes da rede pública de ensino de Piracicaba, São Paulo. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 121-130. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2006000100015.

OBJETIVO: Descrever as práticas alimentares de adolescentes quanto à ingestão energética, distribuição de macronutrientes na dieta e porções consumidas de doces, refrigerantes e bebidas com adição de açúcar. METODOLOGIA: Foi avaliada uma amostra de adolescentes matriculados em escolas da rede pública de ensino de Piracicaba, São Paulo. O consumo alimentar foi avaliado por um Questionário de Freqüência Alimentar. Para a comparação do consumo com a recomendação de ingestão de energia e de macronutrientes, utilizaram-se as Dietary Reference Intakes. A análise do consumo de doces baseou-se nas recomendações do guia alimentar norte-americano. Dados de consumo de refrigerantes e bebidas com adição de açúcar foram avaliados em comparação com outros estudos. RESULTADOS: O estudo incluiu 390 adolescentes. Apenas 6,2% destes apresentaram consumo energético em conformidade com o intervalo preconizado e 83,8% revelaram ingestão energética acima dos valores propostos. Expressiva parcela apresentou consumo de carboidratos e proteínas de acordo com o recomendado, mas foi verificado consumo alto de lipídios em 36,7% da amostra. Comprovou-se um consumo médio de 3,8 porções diárias de doces, sendo que 78,2% dos entrevistados ultrapassaram a recomendação máxima. O consumo médio diário alcançou aproximadamente 230ml e 550ml de refrigerante e bebidas com adição de açúcar, respectivamente. CONCLUSÃO: Devido à alarmante inadequação das práticas alimentares observadas entre os adolescentes, devem ser adotadas estratégias educativas que enfatizem a redução do consumo de açúcares e os benefícios da adoção de uma dieta equilibrada.

Palavras-chave : Adolescentes; Bebidas com adição de açúcar; Doces; Refrigerantes; Consumo alimentar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português