SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4Aspects of the Aids epidemic in a medium-sized municipality of he state of Rio de Janeiro, 2000-2004Prevalence and associated factors for anemia among children of public day-care centers in the city São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Epidemiologia

versión impresa ISSN 1415-790X

Resumen

MARIATH, Aline Brandão et al. Prevalência de anemia e níveis séricos de hemoglobina em adolescentes segundo estágio de maturidade sexual. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2006, vol.9, n.4, pp. 454-461. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2006000400006.

Durante a adolescência o crescimento acelerado promove um aumento nas necessidades nutricionais, inclusive de ferro, tornando os adolescentes um grupo de risco nutricional. O presente estudo objetivou avaliar a prevalência de anemia e os níveis séricos de hemoglobina de acordo com o estágio de maturidade sexual em uma amostra representativa composta por 272 adolescentes matriculados em escolas da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú-SC. A auto-avaliação da maturidade sexual foi realizada segundo os critérios de Tanner (1962). Os níveis sangüíneos de hemoglobina foram medidos através do sistema HemoCue® e o diagnóstico de deficiência de ferro foi baseado no critério proposto pela Organização Mundial de Saúde (2001). Foram consideradas significativas as diferenças ao nível de p<0,05. Foi encontrada prevalência de anemia de 31,2%, sem diferença significativa entre os sexos. Os níveis de hemoglobina foram significativamente maiores no sexo masculino (p=0,044) e não foi encontrada diferença significativa entre os valores médios de hemoglobina entre as meninas que haviam atingido a menarca e as que não a haviam atingido. Não foi encontrada associação entre a presença de anemia e o estágio de maturidade sexual dos adolescentes (c2=1,17; p=0,56). Verificou-se aumento dos níveis séricos de hemoglobina de acordo com o desenvolvimento sexual no sexo masculino, enquanto no sexo feminino não foram encontradas diferenças estatísticas nestes valores com os sucessivos estágios puberais. Estes resultados demonstraram uma prevalência moderada de anemia e sugerem não haver relação entre a anemia e o desenvolvimento puberal na população estudada.

Palabras llave : Anemia; Hemoglobina; Maturidade sexual; Puberdade; Adolescentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués