SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Underreporting of accidents with venomous animals registered by SINAN in the State of Rio de Janeiro from 2001 to 2005Epidemiological profile of food intoxication reported by the Poisoning Information Center of Campina Grande, Paraíba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Epidemiologia

On-line version ISSN 1980-5497

Abstract

VASCONCELOS, Maria Josemere de Oliveira Borba  and  BATISTA FILHO, Malaquias. Doenças diarréicas em menores de cinco anos no Estado de Pernambuco: prevalência e utilização de serviços de saúde. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 128-138. ISSN 1980-5497.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000100012.

Objetivou-se, com um estudo transversal de base populacional de 2.074 crianças menores de cinco anos no Estado de Pernambuco (Região Metropolitana do Recife - RMR; Interior Urbano - IU; Interior Rural - IR), avaliar comparativamente a prevalência das diarréias, bem como suas implicações na produção de consultas ambulatoriais e internações hospitalares. Ademais, a pesquisa propõe-se a estabelecer uma linha de base para avaliar tendências temporais do problema. A amostra, de caráter probabilístico, foi distribuída em 18 municípios do Estado, sendo cinco na RMR e os demais nas zonas rurais e urbanas de 13 municípios do interior (Zona da Mata, Agreste e Sertão). A ocorrência mais elevada (22,7% nas últimas duas semanas) e a maior demanda de atendimentos ambulatoriais (8,6% nos últimos 03 meses) foram encontradas no IU, enquanto as internações hospitalares, (4,1% das crianças pesquisadas num retrospecto de 12 meses) predominavam no IR. No conjunto do Estado de Pernambuco, estimou-se que para cada cem casos de diarréia ocorreu uma taxa de 0,44 hospitalizações, com freqüências mais elevadas na RMR. Concluiu-se, tomando como referência os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil junto às Nações Unidas (UNICEF 1990) para a década passada, que as diarréias ainda representavam um relevante problema de saúde coletiva em todo Estado de Pernambuco, bem como uma pesada carga de demandas sobre os serviços ambulatoriais e, secundariamente, como demandas hospitalares.

Keywords : Epidemiologia das diarréias; Criança; Assistência médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese