SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Musculoskeletal disorders among workers in plastic manufacturing plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

GOUVEIA, Nelson  and  PRADO, Rogério Ruscitto do. Análise espacial dos riscos à saúde associados à incineração de resíduos sólidos: avaliação preliminar. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2010, vol.13, n.1, pp. 3-10. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2010000100001.

OBJETIVO: examinar se as emissões do incinerador de resíduos sólidos Vergueiro estavam associadas a um risco aumentado de câncer entre a população residente em seu entorno. MÉTODO: a área de influência deste incinerador foi delimitada por um raio de 7 km a partir de seu centróide georeferenciado. Os óbitos de indivíduos residentes em distritos administrativos contidos nessa área, no período de 1998 a 2002, por câncer de pulmão, fígado, laringe e linfoma não-Hodgkin em adultos, e por leucemia e todos cânceres combinados em crianças, foram selecionados e geocodificados. A área estudada foi dividida em 7 (sete) anéis concêntricos delimitados por raios de 1 a 7 km a partir do incinerador. A análise da associação entre proximidade residencial ao incinerador e mortalidade por câncer foi baseada na comparação entre número de casos observados e esperados, utilizando-se o teste de Stone para examinar o declínio do risco (razão O/E) com a distância do incinerador. RESULTADOS: a área estudada incluiu 1.599.532 habitantes, sendo 92.894 crianças < 5 anos e 634.993 adultos > 40 anos. Não se observou um gradiente espacial nas razões de mortalidade conforme aumenta a distância do incinerador para nenhuma das causas e morte examinadas. CONCLUSÃO: embora não tenha sido detectado aumento no risco dos cânceres previamente selecionados, é importante monitorar as emissões de incineradores ainda em funcionamento e seus possíveis efeitos na saúde. O estudo da distribuição da morbimortalidade em áreas circunvizinhas a essas instalações pode vir a ser uma opção metodológica para atividades de vigilância.

Keywords : Incinerador; Câncer; Mortalidade; Teste de Stone; Análise espacial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese