SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Quality of life, physical and mental health of physicians: a self-evaluation by graduates from the Botucatu Medical School - UNESPAuditory vocal analysis and factors associated with voice disorders among teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

FERNANDES, Marcos Henrique; ROCHA, Vera Maria da  and  FAGUNDES, Ana Angelica Ribeiro. Impacto da sintomatologia osteomuscular na qualidade de vida de professores. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 276-284. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2011000200009.

O presente estudo objetivou verificar o impacto da sintomatologia osteomuscular na qualidade de vida dos professores da rede municipal de ensino de Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa descritiva-analítica com corte transversal, que teve como amostra 242 docentes da rede básica. Foi utilizado o Whoqol-breve para avaliação da qualidade de vida e o questionário Nórdico para os sintomas osteomusculares. Na análise dos dados foram utilizados procedimentos da estatística descritiva e o teste de Mann-Whitney, com um nível de significância de 5%. A prevalência da referida sintomatologia foi de 63,2% entre os investigados, levando-se em consideração os sete dias anteriores ao momento da coleta dos dados. Todos os domínios da qualidade de vida apresentaram-se comprometidos entre o grupo de docentes que apresentaram os sintomas osteomusculares quando comparados ao grupo sem a sintomatologia, sendo encontrado no domínio Físico valor de p < 0,001, no Psicológico p < 0,001, Relação Social p < 0,001 e Meio Ambiente p < 0,001. Dessa forma, a presença de sintomatologia osteomuscular apresentou grande correlação estatística com o comprometimento da qualidade de vida dos professores da rede básica do município de Natal, RN.

Keywords : Qualidade de vida; Docentes; Saúde do trabalhador; Transtornos traumáticos cumulativos; Educação; Dor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese