SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Quality of life, physical and mental health of physicians: a self-evaluation by graduates from the Botucatu Medical School - UNESPAuditory vocal analysis and factors associated with voice disorders among teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

FERNANDES, Marcos Henrique; ROCHA, Vera Maria da  and  FAGUNDES, Ana Angelica Ribeiro. Impacto da sintomatologia osteomuscular na qualidade de vida de professores. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2011, vol.14, n.2, pp.276-284. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2011000200009.

O presente estudo objetivou verificar o impacto da sintomatologia osteomuscular na qualidade de vida dos professores da rede municipal de ensino de Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa descritiva-analítica com corte transversal, que teve como amostra 242 docentes da rede básica. Foi utilizado o Whoqol-breve para avaliação da qualidade de vida e o questionário Nórdico para os sintomas osteomusculares. Na análise dos dados foram utilizados procedimentos da estatística descritiva e o teste de Mann-Whitney, com um nível de significância de 5%. A prevalência da referida sintomatologia foi de 63,2% entre os investigados, levando-se em consideração os sete dias anteriores ao momento da coleta dos dados. Todos os domínios da qualidade de vida apresentaram-se comprometidos entre o grupo de docentes que apresentaram os sintomas osteomusculares quando comparados ao grupo sem a sintomatologia, sendo encontrado no domínio Físico valor de p < 0,001, no Psicológico p < 0,001, Relação Social p < 0,001 e Meio Ambiente p < 0,001. Dessa forma, a presença de sintomatologia osteomuscular apresentou grande correlação estatística com o comprometimento da qualidade de vida dos professores da rede básica do município de Natal, RN.

Keywords : Qualidade de vida; Docentes; Saúde do trabalhador; Transtornos traumáticos cumulativos; Educação; Dor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License