SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Computerized tomography utilization for stroke inpatients in the Brazilian Health SystemValidity and reproducibility of a physical activity questionnaire for adolescents: adapting the Self-Administered Physical Activity Checklist author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

PAZ, Mariana Gutierres Arteiro da; ALMEIDA, Márcia Furquim de  and  GUNTHER, Wanda Maria Risso. Prevalência de diarreia em crianças e condições de saneamento e moradia em áreas periurbanas de Guarulhos, SP. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 188-197. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2012000100017.

Foi realizado estudo transversal em área periurbana do Município de Guarulhos, SP, atendida pelo Programa Saúde da Família (PSF) para verificar associação entre ocorrência de diarreia em crianças de 0-2 anos de idade e características da criança, condições de saneamento e tipo de moradia. Os dados foram coletados nas fichas de registro do PSF. Foi realizada análise de regressão logística multivariada, a qual indicou a interação Moradia*Esgoto (outros materiais e ausência de rede de esgoto, p < 0,001) e idade (4 - 9 meses, p = 0,054; e 10 meses e mais, p = 0,008) como fatores de risco para ocorrência de diarreia. Em localidades com falta de dados para compor indicadores de saneamento básico que permitem identificar populações que vivem situações de risco para a ocorrência de diarréia, as informações coletadas pelo PSF podem se constituir em excelente ferramenta para identificação de núcleos populacionais com precárias condições de habitação e saneamento.

Keywords : Diarreia; Saneamento básico; Programa Saúde da Família; Área periurbana; Estudo epidemiológico; Saúde ambiental.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese