SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Desnutrição em crianças menores de 60 meses em dois municípios no Estado do Acre: prevalência e fatores associados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Epidemiologia

versão impressa ISSN 1415-790X

Resumo

QUEIROGA, Rodrigo Pinheiro Fernandes de et al. Distribuição espacial da tuberculose e a relação com condições de vida na área urbana do município de Campina Grande - 2004 a 2007. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 222-232. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2012000100020.

A pesquisa objetivou estudar a distribuição espacial da tuberculose e a sua relação com condições de vida na área urbana do município de Campina Grande no período de 2004 a 2007. Trata-se de um estudo ecológico que utilizou a malha dos bairros do município; dados demográficos, sociais e econômicos do censo 2000; e os casos novos de tuberculose notificados no Sistema de Informação de Agravos e Notificação. Realizou-se o georeferenciamento dos casos de tuberculose e calculou-se a taxa de incidência da doença por bairro. Foi feita suavização das taxas e calculado o Índice de Moran Global. Os dados socioeconômicos foram agrupados em quartis segundo o Índice de Condições de Vida e calculou-se a incidência da tuberculose em cada estrato de condições de vida. Os resultados mostram que a distribuição espacial da tuberculose na cidade não é uniforme. O agrupamento dos bairros de acordo com o Índice de Condições de Vida revelou diferenças sociais que podem justificar a ocorrência das maiores taxas de incidência nas regiões social e economicamente mais vulneráveis. O estrato de melhor condição de vida apresentou elevada incidência, possivelmente devido à subnotificação dos casos de tuberculose causada principalmente pela centralização do serviço de controle da doença. Espera-se que este estudo possa subsidiar o delineamento das estratégias de controle no município de Campina Grande, na perspectiva da promoção da saúde, de uma doença tão caracteristicamente de determinação social como a TB.

Palavras-chave : Tuberculose; Incidência; Condições de vida; Distribuição espacial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês