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A avaliação negativa dos serviços odontológicos entre idosos brasileiros está associada ao tipo de serviço utilizado?

Objetivou-se avaliar a prevalência de avaliação negativa dos serviços odontológicos e constatar se ela foi maior entre usuários de serviços públicos ou filantrópicos do que entre idosos brasileiros usuários de serviços particulares ou de planos de saúde. Além disso, foram identificados os fatores associados a tal avaliação negativa. Foram utilizados dados do levantamento epidemiológico das condições de saúde bucal da população brasileira de 2002/2003, obtidos por meio de entrevistas e exames conduzidos nos domicílios por examinadores treinados e calibrados. A variável dependente foi obtida a partir das respostas sequenciais às perguntas: "Já foi ao dentista alguma vez na vida?; Há quanto tempo? e Como avalia o atendimento?", categorizadas em péssimo/ruim; regular e bom/ótimo. A principal variável independente foi o "Sistema de atenção à saúde utilizado (plano de saúde/particular; público/filantrópico)". Foram conduzidas análises descritivas, univariadas (prova de tendência linear do χ2) e múltiplas, utilizou-se a regressão logística ordinal de Odds proporcionais parciais. Dentre os idosos, 196 (3,7%) avaliaram negativamente (péssimo/ruim) os serviços odontológicos. A avaliação negativa foi superior entre aqueles que usaram serviços públicos/filantrópicos; homens; com maior escolaridade; que não receberam informações sobre como evitar problemas bucais; que autoperceberam dor nos dentes e gengivas nos últimos seis meses, a saúde bucal e a fala como ruim/péssima. Conclui-se que a avaliação negativa foi maior entre usuários de serviços públicos e filantrópicos independentemente das demais variáveis investigadas.

Avaliação; Assistência odontológica; Idosos; Saúde bucal; Usuários


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