SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Epidemiological, serological and molecular aspects of hepatitis B and C in children and teenagers of municipal daycare facilities schools and schools in the city of SantosSpatial dependence of malaria epidemics in municipalities of the Brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

PAULA, Regiane de et al. Por que os pacientes de tuberculose procuram as unidades de urgência e emergência para serem diagnosticados: um estudo de representação social. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, n.3, pp.600-614. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400030003.

Objetivo:

Conhecer as representações sociais de pacientes e profissionais que atuam na área de tuberculose sobre os motivos da busca de diagnóstico e tratamento nas unidades de urgência e emergência e não nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Programa de Saúde da Família próximos à sua residência.

Métodos:

A pesquisa foi realizada nos serviços de saúde dos municípios de Guarulhos e São Paulo, em unidades hospitalares e UBS. Foram entrevistados 20 pacientes e 20 funcionários dessas unidades e para a análise dos depoimentos foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. A pergunta apresentada aos usuários foi "Por que o Sr.(a) procurou a urgência/emergência do hospital e não a UBS para saber se tinha tuberculose?" Aos profissionais foi perguntado "Por que você acha que o paciente busca diagnóstico no pronto-socorro/hospital e não na UBS?".

Resultado:

Como resultado encontramos duas grandes categorias explicativas: (A) Padrões culturais e (B) Falhas da rede básica.

Conclusão:

A análise das duas vertentes explicativas mostra que as ações desencadeadas pelos serviços de saúde devem levar em conta os padrões culturais presentes no imaginário social da população; que as equipes de saúde devem receber treinamento sobre conhecimentos específicos da tuberculose; que há necessidade de contratação de recursos humanos para as unidades básicas de saúde e mais insumos destinados à programação.

Keywords : Representação social; Tuberculose; Serviços de saúde; Atenção primária à saúde; Cultura organizacional; Profissionais de Saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )