SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Survival rates of patients with cancer of the lip, mouth and pharynx: a cohort study of 10 yearsFalls among the elderly: risk factors in a population-based study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

DESTRO, Juliana Regina; BOING, Antonio Fernando  and  D'ORSI, Eleonora. Fatores associados à realização de consultas médicas por idosos no Sul do Brasil: estudo de base populacional. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, n.3, pp.692-704. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400030010.

Objetivo:

Analisar a prevalência de consultas médicas nos últimos três meses e os fatores associados entre idosos.

Métodos:

Estudo transversal de base populacional com 1.705 idosos com 60 anos ou mais, residentes na área urbana do município de Florianópolis, Santa Catarina, em 2009 e 2010. A amostra foi complexa, sendo os setores censitários as unidades primárias de amostragem e os domicílios o segundo estágio. Para análise de associação foi realizada a regressão de Poisson, tendo como variáveis independentes fatores predisponentes, capacitantes e de necessidade, segundo modelo teórico de Andersen.

Resultados:

A taxa de resposta foi de 89,2%. A prevalência de consultas médicas foi de 70,4% (intervalo de confiança de 95% 67,5 -73,4). Na análise bruta associaram-se com maior prevalência de consultas médicas o sexo feminino, o maior acúmulo de doenças crônicas, a autopercepção negativa de saúde e o relato de dor crônica. A análise multivariável identificou que possuir pelo menos uma doença crônica e ter autopercepção de saúde negativa estiveram associados positivamente ao desfecho.

Conclusão:

Apenas variáveis da dimensão de necessidade se associaram ao desfecho, apontando para uma igualdade no uso desse serviço.

Keywords : Serviços de saúde; Assistência à saúde; Visita a consultório médico; Idoso; Epidemiologia; Estudos transversais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )