Acessibilidade / Reportar erro

Situações de violência vivenciadas por estudantes nas capitais brasileiras e no Distrito Federal: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escola (PeNSE 2012)

OBJETIVO:

Descrever os eventos violentos vivenciados por adolescentes na escola, no entorno da escola e na família, além de comparar os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar nos anos 2009 e 2012.

MÉTODOS:

Foram analisados indicadores referentes a situações de violência envolvendo adolescentes. Calcularam-se prevalências e intervalos de confiança de 95% para os eventos de interesse segundo sexo e dependência administrativa da escola (pública ou privada) e regiões.

RESULTADOS:

As prevalências encontradas foram: insegurança no trajeto casa-escola (8,8%), insegurança na escola (8,0%), agressão física nos últimos 12 meses (15,9%), envolver-se em briga nos últimos 12 meses (20,7%), briga com arma branca (7,3%), briga com arma de fogo (6,4%), agressão física por familiar (10,6%) e ter se ferido seriamente nos últimos 12 meses (10,3%). As situações de violência foram mais prevalentes entre estudantes do sexo masculino e de escolas públicas. A comparação com a pesquisa de 2009 mostrou aumento da prevalência em todas as variáveis pesquisadas.

CONCLUSÃO:

Os adolescentes estão expostos a diferentes manifestações de violência, e os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar podem apoiar o planejamento das ações de prevenção.

Violência; Criança; Adolescente; Saúde escolar; Comportamento do adolescente; Agressão


Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br