Acessibilidade / Reportar erro

Utilização de serviços públicos e privados de saúde pela população de Belo Horizonte

OBJETIVO:

Analisar as diferenças de utilização de serviços de saúde pelos usuários do SUS e beneficiários da Saúde Suplementar (SS).

MÉTODOS:

Um total de 288 indivíduos adultos, residentes em Belo Horizonte, participantes do inquérito telefônico VIGITEL em 2009, compuseram a amostra cujas variáveis foram analisadas segundo a classificação de usuários do SUS ou beneficiários da SS. Razões de Prevalência (RP), ajustadas por sexo, idade e escolaridade, foram calculadas para avaliar diferenças entre os grupos.

RESULTADOS:

A necessidade e a procura por serviços de saúde foram similares entre os grupos e os usuários do SUS obtiveram menor êxito no atendimento (RP = 0,78; p = 0,027). Os participantes de ambos os grupos avaliaram, na sua maioria, o atendimento recebido como muito bom/bom, sem diferenças significativas.

CONCLUSÃO:

Embora ocorram diferenças na utilização dos serviços de saúde em Belo Horizonte, o atendimento recebido é bem avaliado por usuários do SUS e de planos de saúde.

Acesso aos serviços de saúde; Avaliação de serviços de saúde; Saúde suplementar; Sistema Único de Saúde; Epidemiologia; Saúde pública


Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br