SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.2Social determinants of intra-urban differentials of admissions by respiratory diseases in Salvador (BA), BrazilHealth sector reform and social determinants of health: building up theoretical and methodological interconnections to approach complex global challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

SANTIAGO, Adriana Xavier de et al. Equidade no acesso aos serviços de saúde entre crianças de 5 a 9 anos em uma cidade média do nordeste do Brasil: resultado da Estratégia Saúde da Família. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, suppl.2, pp.39-52. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400060004.

INTRODUÇÃO:

O sistema de saúde deve ser capaz de reduzir a desigualdade no acesso aos serviços através de estratégias que alcancem aqueles que têm mais necessidade e não conseguem chegar até eles.

OBJETIVO:

Identificar os fatores associados à utilização dos serviços de saúde entre crianças de 5 a 9 anos do município de Sobral (CE).

RESULTADOS:

Apenas 558 (17,0%) crianças utilizaram os serviços de saúde no mês anterior à entrevista. A ocorrência de problemas de saúde (OR = 3,90), a utilização frequente da Estratégia Saúde da Família (ESF) (OR=1,81) e o fato de residir na sede do município (OR = 1,51) aumentaram a chance de utilização. Quase 80% utilizam a ESF como serviço de referência. As crianças de famílias mais pobres e com melhores condições de acesso tiveram mais chance de utilização da ESF.

CONCLUSÃO:

Os resultados do estudo sugerem que o acesso aos serviços de saúde ocorrem de forma relativamente equitativa graças à definição da ESF como porta de entrada para o sistema público de saúde do município.

Keywords : Determinantes sociais de saúde; Serviços de saúde/utilização; Acesso aos serviços de saúde; Equidade; Saúde da Família; Serviços de Saúde da Criança.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )