SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.2Determinantes sociais dos diferenciais intraurbanos das internações por doenças respiratórias em Salvador (BA), BrasilA reforma do setor saúde e os determinantes sociais da saúde: construindo interconexões teóricas e metodológicas para abordagem de desafios globais complexos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Epidemiologia

versão impressa ISSN 1415-790X

Resumo

SANTIAGO, Adriana Xavier de et al. Equidade no acesso aos serviços de saúde entre crianças de 5 a 9 anos em uma cidade média do nordeste do Brasil: resultado da Estratégia Saúde da Família. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, suppl.2, pp.39-52. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400060004.

INTRODUÇÃO:

O sistema de saúde deve ser capaz de reduzir a desigualdade no acesso aos serviços através de estratégias que alcancem aqueles que têm mais necessidade e não conseguem chegar até eles.

OBJETIVO:

Identificar os fatores associados à utilização dos serviços de saúde entre crianças de 5 a 9 anos do município de Sobral (CE).

RESULTADOS:

Apenas 558 (17,0%) crianças utilizaram os serviços de saúde no mês anterior à entrevista. A ocorrência de problemas de saúde (OR = 3,90), a utilização frequente da Estratégia Saúde da Família (ESF) (OR=1,81) e o fato de residir na sede do município (OR = 1,51) aumentaram a chance de utilização. Quase 80% utilizam a ESF como serviço de referência. As crianças de famílias mais pobres e com melhores condições de acesso tiveram mais chance de utilização da ESF.

CONCLUSÃO:

Os resultados do estudo sugerem que o acesso aos serviços de saúde ocorrem de forma relativamente equitativa graças à definição da ESF como porta de entrada para o sistema público de saúde do município.

Palavras-chave : Determinantes sociais de saúde; Serviços de saúde/utilização; Acesso aos serviços de saúde; Equidade; Saúde da Família; Serviços de Saúde da Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )