SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.2Equitable access to health services for children aged 5 to 9 in a medium city of northeasth of Brazil: a result of Family Health StrategySocial factors associated with mental disorders with risk situations in the primary health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

JUNIOR, Garibaldi Dantas Gurgel. A reforma do setor saúde e os determinantes sociais da saúde: construindo interconexões teóricas e metodológicas para abordagem de desafios globais complexos. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, suppl.2, pp.53-67. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400060005.

A Reforma do Setor Saúde e os Determinantes Sociais em Saúde são questões centrais para o atual debate político internacional, considerando o cenário turbulento e a ameaça de recessão econômica em escala global. Embora esses temas venham sendo discutidos há longo tempo, três grandes questões ainda chamam a atenção da comunidade científica e dos formuladores de política. A primeira é como abordar cientificamente suas intricadas relações e as consequências políticas para os sistemas de saúde, levando-se em consideração que esse debate irá se tornar cada vez mais tenso nos próximos anos. A segunda questão diz respeito à carência de esquemas teóricos explicativos que permitam investigar o ambiente político das estratégias de reformas, observadas numa variedade de países com sistemas de saúde distintos, almejando alcançar múltiplos e contraditórios objetivos vis-à-vis os determinantes sociais em saúde. A última questão aqui tratada é o desafio que os governos terão pela frente para desenvolver e sustentar sistemas equânimes de saúde, em face da intensa disputa política por trás das experiências de reformas setoriais. Esse artigo apresenta um amplo esquema teórico-analítico e metodológico para abordagem dessas questões. Seu objetivo é demonstrar a utilização de teorias de macro e médio alcance para análise das questões interdependentes entre os determinantes sociais e as reformas do setor saúde, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de novos conhecimentos e entendimento científico do papel dos sistemas universais e equânimes de saúde, para evitar o aprofundamento das crises econômicas.

Keywords : Determinantes sociais de saúde; Análise de política de saúde; Economia política; Reforma do setor saúde; Teoria da regulação; Modelo de coalizões de defesa; Sistemas universais de saúde.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )