SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.2Social determinants for health (mental): evaluating a non-governmental experience from the perspective of actors involvedSpatial analysis of distribution of dengue cases in Espírito Santo, Brazil, in 2010: use of Bayesian model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

AMORIM, Vivian Mae Schmidt Lima  and  BARROS, Marilisa Berti de Azevedo. Equidade no acesso ao exame de Papanicolaou: estudo de base populacional no município de Campinas, São Paulo, Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, suppl.2, pp.136-149. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400060012.

OBJETIVO:

Analisar a desigualdade social na prevalência da realização do exame de Papanicolaou nos últimos três anos segundo filiação a planos privados de saúde e, também, em relação a outras variáveis socioeconômicas, demográficas e de comportamentos relacionados à saúde em mulheres de 20 a 59 anos, residentes no município Campinas (SP).

MÉTODO:

O estudo foi do tipo transversal, de base populacional, e as análises estatísticas consideraram o delineamento da amostra.

RESULTADOS:

Apesar das significativas diferenças socioeconômicas existentes entre as mulheres filiadas e as não filiadas a planos privados de saúde, não foram observadas diferenças na realização do Papanicolaou entre os dois grupos, bem como em relação a todas as outras variáveis socioeconômicas e de saúde analisadas. Somente a situação conjugal revelou-se associada à realização do exame. O SUS foi responsável pela cobertura de 55,7% dos exames realizados.

CONCLUSÃO:

Os resultados apontam a existência de equidade social no município de Campinas quanto à realização do exame preventivo para o câncer do colo de útero na faixa etária estudada.

Keywords : Prevenção de câncer de colo de uterino; Desigualdade em saúde; Saúde da mulher; Esfregaço vaginal; Detecção precoce do câncer; Estudos Transversais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )