SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.2Equity of access to Pap smears: population-based study in Campinas, São Paulo, BrazilSocial Determinants of Health among children aged between 5 and 9 years within the urban area, Sobral, Ceará, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

HONORATO, Taizi et al. Análise espacial do risco de dengue no Espírito Santo, Brasil, 2010: uso de modelagem completamente Bayesiana. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, suppl.2, pp.150-159. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400060013.

OBJETIVO:

Estudar a relação entre o risco de dengue e as variáveis sociodemográficas através da utilização de modelos de regressão espacial completamente Bayesianos nos municípios do Estado do Espírito Santo no ano de 2010.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo ecológico e exploratório que utiliza as ferramentas de análise espacial na elaboração de mapas temáticos, com dados obtidos do SinanNet. Foi feita uma análise por área, tomando-se como unidade os municípios do Estado. Os mapas temáticos foram construídos pelo programa computacional R 2.15.00 e o Deviance Information Criterion (DIC), calculado no WinBugs, e o Normalized Mean ABsolut Error (NMAE) foram os critérios utilizados para a comparação dos modelos.

RESULTADOS:

Foram georreferenciados 21.933 casos de dengue (taxa de 623,99 casos/100 mil habitantes) com maior incidência nos municípios de Vitória, Serra e Colatina; o modelo com efeito espacial, com as covariáveis lixo e renda foi o que apresentou melhor desempenho, segundo os critérios DIC e NMAE.

CONCLUSÃO:

Foi possível identificar a relação do dengue com fatores externos ao setor saúde e identificar locais com maior risco da doença.

Keywords : Epidemiologia e Bioestatística; Dengue; Modelos lineares; Determinantes sociais da saúde; Análise espacial; Inferência Bayesiana.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )