Acessibilidade / Reportar erro

Determinantes sociais da saúde de crianças de 5 a 9 anos da zona urbana de Sobral, Ceará, Brasil

INTRODUÇÃO:

No município de Sobral, para a década de 2000, ao mesmo tempo em que foram implantadas políticas para redução da mortalidade infantil, tiveram início as discussões sobre as condições de saúde, educação e qualidade de vida das crianças de 5 a 9 anos de idade, uma faixa etária considerada de menor vulnerabilidade do ponto de vista da saúde, mas de grande importância para a formação de hábitos saudáveis e para o desenvolvimento da criança.

OBJETIVO:

Nessa perspectiva, criou-se uma coorte de crianças de 5 a 9 anos de idade residentes na zona urbana do município, com o objetivo de estudar as condições de saúde, educação e qualidade de vida, fundamentais para o futuro delas, à luz dos Determinantes Sociais em Saúde.

MÉTODOS:

Este é um estudo de corte transversal de uma coorte de crianças nascidas nos anos de 1990 a 1994, com entrevistas domiciliares, avaliação clínica e exames laboratoriais. A estrutura do desenvolvimento da pesquisa foi elaborada tendo como base o modelo de atenção à saúde da Estratégia de Saúde da Família. No presente relato são apresentados resultados das entrevistas domiciliares quanto às condições sociodemográficas e ambientais em geral, com análise mais detalhada dos estilos de vida, escolaridade, trabalho infantil, nutrição e consumo de serviços de saúde das crianças.

Determinantes sociais; Fracasso escolar; Trabalho infantil; Consumo de serviços de saúde; Nutrição; Saúde da Família


Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br