SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.2Spatial analysis of distribution of dengue cases in Espírito Santo, Brazil, in 2010: use of Bayesian modelSocial determinants of death among the elderly: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

SUCUPIRA, Ana Cecília Silveira Lins et al. Determinantes sociais da saúde de crianças de 5 a 9 anos da zona urbana de Sobral, Ceará, Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, suppl.2, pp.160-177. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4503201400060014.

INTRODUÇÃO:

No município de Sobral, para a década de 2000, ao mesmo tempo em que foram implantadas políticas para redução da mortalidade infantil, tiveram início as discussões sobre as condições de saúde, educação e qualidade de vida das crianças de 5 a 9 anos de idade, uma faixa etária considerada de menor vulnerabilidade do ponto de vista da saúde, mas de grande importância para a formação de hábitos saudáveis e para o desenvolvimento da criança.

OBJETIVO:

Nessa perspectiva, criou-se uma coorte de crianças de 5 a 9 anos de idade residentes na zona urbana do município, com o objetivo de estudar as condições de saúde, educação e qualidade de vida, fundamentais para o futuro delas, à luz dos Determinantes Sociais em Saúde.

MÉTODOS:

Este é um estudo de corte transversal de uma coorte de crianças nascidas nos anos de 1990 a 1994, com entrevistas domiciliares, avaliação clínica e exames laboratoriais. A estrutura do desenvolvimento da pesquisa foi elaborada tendo como base o modelo de atenção à saúde da Estratégia de Saúde da Família. No presente relato são apresentados resultados das entrevistas domiciliares quanto às condições sociodemográficas e ambientais em geral, com análise mais detalhada dos estilos de vida, escolaridade, trabalho infantil, nutrição e consumo de serviços de saúde das crianças.

Keywords : Determinantes sociais; Fracasso escolar; Trabalho infantil; Consumo de serviços de saúde; Nutrição; Saúde da Família.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )