SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.2Análise espacial do risco de dengue no Espírito Santo, Brasil, 2010: uso de modelagem completamente BayesianaDeterminantes sociais da mortalidade do idoso: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Epidemiologia

versão impressa ISSN 1415-790X

Resumo

SUCUPIRA, Ana Cecília Silveira Lins et al. Determinantes sociais da saúde de crianças de 5 a 9 anos da zona urbana de Sobral, Ceará, Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2014, vol.17, suppl.2, pp.160-177. ISSN 1415-790X.  https://doi.org/10.1590/1809-4503201400060014.

INTRODUÇÃO:

No município de Sobral, para a década de 2000, ao mesmo tempo em que foram implantadas políticas para redução da mortalidade infantil, tiveram início as discussões sobre as condições de saúde, educação e qualidade de vida das crianças de 5 a 9 anos de idade, uma faixa etária considerada de menor vulnerabilidade do ponto de vista da saúde, mas de grande importância para a formação de hábitos saudáveis e para o desenvolvimento da criança.

OBJETIVO:

Nessa perspectiva, criou-se uma coorte de crianças de 5 a 9 anos de idade residentes na zona urbana do município, com o objetivo de estudar as condições de saúde, educação e qualidade de vida, fundamentais para o futuro delas, à luz dos Determinantes Sociais em Saúde.

MÉTODOS:

Este é um estudo de corte transversal de uma coorte de crianças nascidas nos anos de 1990 a 1994, com entrevistas domiciliares, avaliação clínica e exames laboratoriais. A estrutura do desenvolvimento da pesquisa foi elaborada tendo como base o modelo de atenção à saúde da Estratégia de Saúde da Família. No presente relato são apresentados resultados das entrevistas domiciliares quanto às condições sociodemográficas e ambientais em geral, com análise mais detalhada dos estilos de vida, escolaridade, trabalho infantil, nutrição e consumo de serviços de saúde das crianças.

Palavras-chave : Determinantes sociais; Fracasso escolar; Trabalho infantil; Consumo de serviços de saúde; Nutrição; Saúde da Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )