SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Sickness absence due to mental disorders and psychosocial stressors at workThe independent effect of chronic diseases, sociodemographic and behavioral factors related to disability in older people living in Ribeirão Preto, SP, 2007 - The EPIDCV Project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790XOn-line version ISSN 1980-5497

Abstract

NOVAES, Mario Lucio de Oliveira; ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de  and  BASTOS, Ronaldo Rocha. Avaliação de dados vacinais no Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2015, vol.18, n.4, pp.745-756. ISSN 1980-5497.  https://doi.org/10.1590/1980-5497201500040006.

Objetivos:

Vacinas representam um importante avanço para melhorar a saúde de uma população. O registro adequado dos dados vacinais é um fator crítico para a programação da distribuição de vacinas. Este estudo investiga os registros de uma vacina aplicada à população, de acordo com dados coletados nas salas de vacinação e dados obtidos a partir de uma plataforma governamental de Internet.

Métodos:

O número mensal total de doses aplicadas da vacina contra difteria, tétano e coqueluche (isolada ou combinada à vacina contra Haemophilus influenzae tipo b) de uma cidade de médio porte da Região Sudeste do Brasil foi coletado no período de Janeiro/2006 a Dezembro/2010, de duas fontes: a nível Local (diretamente de salas de vacinação, o "padrão ouro") e a nível Federal (a partir de uma plataforma governamental de Internet). Os dados dessas fontes foram comparados utilizando estatística descritiva e a Percentagem de erro.

Resultados:

Os valores dos dados disponibilizados pela plataforma governamental diferem daqueles obtidos nas salas de vacinação, com uma Percentagem de erro compreendida no intervalo [-0,48; 0,39]. Valores concordantes foram observados somente em um dentre os sessenta meses analisados (1,66%).

Conclusões:

Detectou-se uma frequente e acentuada diferença entre o número de doses aplicadas da vacina observada relativamente às duas fontes de dados da pesquisa.

Keywords : Vacinas; Planejamento em saúde; Estatística como Assunto; Imunização; Estatística & dados numéricos; Vacina contra Difteria; Tétano e Coqueluche..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )