SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Suplementação com vitamina A em gestantes e puérperas brasileiras: uma revisão sistemáticaPrevalência e fatores associados ao ganho de peso gestacional excessivo em unidades de saúde do sudoeste da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Epidemiologia

versão impressa ISSN 1415-790Xversão On-line ISSN 1980-5497

Resumo

BORGES, Camila Aparecida et al. Padrões alimentares estimados por técnicas multivariadas: uma revisão da literatura sobre os procedimentos adotados nas etapas analíticas. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2015, vol.18, n.4, pp.837-857. ISSN 1415-790X.  https://doi.org/10.1590/1980-5497201500040013.

Objetivo:

Descrever as soluções adotadas nas múltiplas etapas de utilização das técnicas multivariadas para obtenção de padrão alimentar (PA) no que tange: ao objetivo dos estudos, à escolha do método de aferição do consumo alimentar, aos critérios de grupamento dos alimentos, à quantidade de grupos alimentares utilizada, ao número de PA extraído e aos critérios para nomenclatura.

Métodos:

Foram selecionadas publicações das bases MEDLINE e Lilacs tendo como descritores: "padrão alimentar" versus "análise fatorial"; "análise de componentes principais"; "análise de cluster " e "reduced regression rank ". A busca inicial resultou em 1.752 artigos, que após critérios de inclusão e exclusão somaram 189 publicações.

Resultados:

Foram relevantes entre os estudos os seguintes aspectos: a predominância da análise de componentes principais (ACP); a predominância no uso de 4 a 5 PAs nos estudos de associação com desfechos de saúde; o uso de 30 ou mais grupos de alimentos provenientes do Questionário de Frequência Alimentar (QFA); a predominância de estudos que associaram PAs com desfechos de saúde e fatores socioeconômicos; a heterogeneidade de critérios adotados ao longo das etapas analíticas das técnicas multivariadas.

Conclusão:

A heterogeneidade entre as publicações se concentra nos critérios de agrupamento dos alimentos, na nomenclatura e no número de padrões alimentares extraídos, que variou em função do número de grupos alimentares presentes nas análises. Entender, aplicar e explorar em sua totalidade as técnicas multivariadas tem se tornado necessário para melhorar a confiabilidade dos resultados e, consequentemente, aprimorar as relações com desfechos de saúde e fatores socioeconômicos.

Palavras-chave : Análise de componente principal; Análise fatorial; Análise multivariada; Análise por conglomerados; Consumo de alimentos; Comportamento alimentar..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )