Acessibilidade / Reportar erro

Qual é o benefício das intervenções biomédicas e comportamentais na prevenção da transmissão do HIV?

RESUMO

Introdução:

Evidências científicas sustentam a integração entre intervenções biomédicas e comportamentais visando à prevenção da transmissão do HIV como estratégia de erradicação da epidemia de AIDS.

Objetivo:

Caracterizar o benefício comparado de intervenções biomédicas e comportamentais na prevenção da transmissão do HIV.

Métodos:

Revisão narrativa. Análise comparativa dos benefícios das intervenções mediante estimativa do número necessário para tratamento (NNT). Intervenções avaliadas: aconselhamento para mudança de comportamentos relacionados à exposição ao HIV; profilaxia antirretroviral pré (PrEP) e pósexposição (PEP) ao HIV; tratamento de casais sorodiscordantes como prevenção da transmissão do vírus (TcP).

Resultados:

Estratégias de aconselhamento e de TcP apresentam NNT menores, iguais a, respectivamente, 11 (IC95% 9 - 18), em 12 meses, e 34 (IC95% 23 - 54), em 42 meses, do que intervenções de PrEP, equivalentes a 41 (IC95% 28 - 67) indivíduos para evitar um caso de infecção pelo HIV em 36 meses para homens e casais sorodiscordantes. Intervenções de PEP estão associadas a efeito protetor estimado em 81%. Ausência de ensaios clínicos avaliando PEP impede a estimativa de NNT.

Conclusão:

A estimativa do NNT pode ser parâmetro útil de comparação da efetividade de diferentes estratégias comportamentais e biomédicas de prevenção da transmissão do HIV. Estudos avaliando o benefício e a segurança de intervenções comportamentais e biomédicas combinadas são necessários, sobretudo considerando a fração atribuível de cada componente. A integração entre intervenções comportamentais e biomédicas é necessária para que a supressão completa do vírus se torne possível, reduzindo a replicação viral, a infectividade e, consequentemente, o número de casos.

Palavras-chave:
Antirretroviral; AIDS; HIV; Doença sexualmente transmissível; Profilaxia pré-exposição; Profilaxia pós-exposição; Circuncisão masculina; Tratamento; Comportamento; Prevenção

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br