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Modificação do conhecimento sobre acidentes de trabalho entre escolares residentes de uma área impactada por aterro sanitário

RESUMO:

Introdução:

A prevalência de acidentes de trabalho no Brasil é elevada, tendo impactos no sistema de saúde e na Previdência Social e requerem ações de prevenção, as quais devem ser iniciadas com estudantes da Educação Básica.

Objetivo:

Foi estimado o conhecimento sobre acidentes de trabalho, antes e depois de atividades de educação para a saúde, entre escolares que residem em área impactada por um aterro sanitário.

Métodos:

Foi realizado em 2013 um estudo transversal que incluiu a aplicação de um mesmo questionário entre alunos matriculados numa escola da rede municipal de Cuiabá-MT, Brasil, antes e depois de atividades de educação para a saúde voltadas para a definição dos acidentes de trabalho. Procedeu-se análise univariada de frequências absolutas e relativas e análise bivariada utilizando o Teste do χ2 e o Teste Exato de Fisher, com nível de 0,05 de significância e IC95%.

Resultado:

Verificou-se aumento estatisticamente significativo do conhecimento sobre acidente de trabalho de uma fase para outra do programa (p < 0,05).

Conclusão:

As atividades desenvolvidas evidenciaram a escola como espaço privilegiado para a valorização e a sistematização de saberes advindo da realidade dos escolares.

Palavras-chave:
Acidentes de trabalho; Crianças; Adolescentes; Educação para a saúde; Aterro sanitário; Saúde ambiental

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