SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Conversibilidade da conta de capital, taxa de juros e crescimento econômico: uma avaliação empírica da proposta de plena conversibilidade do realQuão eficientes são os administradores de fundos de pensão no Chile? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia Contemporânea

versão On-line ISSN 1980-5527

Resumo

PRATES, Daniela Magalhães. As assimetrias do sistema monetário e financeiro internacional. Rev. econ. contemp. [online]. 2005, vol.9, n.2, pp.263-288. ISSN 1980-5527.  https://doi.org/10.1590/S1415-98482005000200002.

Este artigo pretende avançar na compreensão das causas da maior vulnerabilidade dos países "emergentes" às crises financeiras nos anos 90 a partir de uma abordagem heterodoxa. Argumenta-se que as assimetrias do sistema monetário e financeiro internacional contemporâneo contribuem para explicar essa maior vulnerabilidade, bem como a tendência ao endividamento em moeda estrangeira e à dolarização, fatores subjacentes à recorrência de crises gêmeas - cambiais e bancárias - nesses países.

Palavras-chave : crises financeiras; países emergentes; sistema monetário; financeiro internacional; centro-periferia; fluxos de capitais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons