SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2As assimetrias do sistema monetário e financeiro internacionalVantagem comparativa, crescimento econômico e livre comércio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia Contemporânea

versão On-line ISSN 1980-5527

Resumo

BARRIENTOS, Armando  e  BOUSSOFIANE, Aziz. Quão eficientes são os administradores de fundos de pensão no Chile?. Rev. econ. contemp. [online]. 2005, vol.9, n.2, pp.289-311. ISSN 1980-5527.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-98482005000200003.

Este artigo se propõe a avaliar e medir a eficiência técnica dos administradores de fundos de previdência privada no Chile. A recente reforma sofrida pela previdência deu lugar a um mercado de gestão de fundos de aposentadoria em nove países da América Latina. Esses novos gestores de fundos de pensão competem por investidores através do custo de suas tarifas, dos índices de rendimento oferecidos e da qualidade do serviço prestado, estando sujeitos a uma regulamentação rigorosa. Aplicando a análise por envoltória de dados (DEA) aos dados obtidos para o Chile entre 1982 e 1999, examinamos aqui as questões de eficiência, competitividade e regulamentação. Nossa análise conclui que os administradores de fundos de previdência privada operam abaixo do nível de eficiência desejado, e não há previsão de que venha a ocorrer nenhuma melhora consistente na eficiência técnica desses fundos num futuro próximo.

Palavras-chave : reforma da previdência; administradores de fundos de pensão; eficiência; competitividade; regulamentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons