SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1The creation of health insurance market in Brazil: did the state play a key role? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Economia Contemporânea

versión impresa ISSN 1415-9848

Resumen

DUTRA, Marcus; PORCILE, Gabriel  y  MEIRELLES, Antonio J. A.. Salários e tecnologia num modelo de crescimento com restrição externa. Rev. econ. contemp. [online]. 2006, vol.10, n.1, pp. 187-205. ISSN 1415-9848.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-98482006000100008.

O modelo proposto formaliza uma preocupação que se encontra cada vez com mais freqüência na literatura, a saber, a de que trabalhadores que não têm acesso a condições adequadas de capacitação, saúde e motivação tendem a aprender menos, reduzindo a velocidade de inovação em produtos e processos na firma. Na medida em que a competitividade internacional repousa crescentemente na inovação e/ou na imitação rápida de tecnologia, um nível baixo de desenvolvimento humano implicará oportunidades de crescimento perdidas. Assim, o modelo assume que, até certo valor crítico do salário real, aumentos de salário real produzem aumentos de competitividade e da taxa de crescimento com equilíbrio externo, tornando compatíveis o crescimento econômico e a distribuição da renda, inclusive num contexto de abertura e de intensa concorrência internacional.

Palabras llave : crescimento econômico; competitividade internacional; tecnologia e comércio internacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués