SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The evolution of development conventionsGrowth cicles and structural change in the Brazilian economy from 1971 to 2008: an interpretation using the framework space analytical device author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Economia Contemporânea

Print version ISSN 1415-9848

Abstract

ALVES, Flávia Chaves; BOMTEMPO, José Vitor; COUTINHO, Paulo  and  MUNIER, Francis. Inovação sob uma perspectiva da cadeia produtiva: competências para inovar nas indústrias petroquímica e de embalagens plásticas no Brasil. Rev. econ. contemp. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 27-42. ISSN 1415-9848.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-98482012000100002.

Este artigo explora a capacidade inovadora de dois setores industriais no Brasil - embalagens plásticas e petroquímica utilizando a noção de competências para inovar. Examina-se a interrelação que existe entre atores que fazem parte da mesma cadeia produtiva, mas que se encontram em segmentos diferentes. A cadeia produtiva estudada envolve a indústria petroquímica, que é um importante fornecedor da indústria de embalagens plásticas. Os dois segmentos devem desempenhar papéis diferentes no processo de inovação e, consequentemente, desenvolver em maior grau competências específicas aos papéis desempenhados. Utilizaram-se questionários adaptados da proposição de François et al. (1999) que foram submetidos às firmas para avaliar o grau de desenvolvimento de um conjunto de competências. As competências são avaliadas no nível das firmas, distinguindo competências técnicas, organizacionais e relacionais. Para a indústria de embalagens plásticas é possível concluir que as deficiências na capacidade inovadora parecem residir essencialmente nas competências relacionais. No caso da petroquímica, as dificuldades encontram-se nas competências organizacionais, especialmente nas relacionadas à identificação e avaliação do conhecimento individual e coletivo. Considerando a interação entre os dois segmentos, os resultados sugerem deficiências nos níveis de competências relacionais, o que pode se refletir em dificuldades para modificar os modelos de negócios convencionais.

Keywords : Competências para inovar; cadeia produtiva; petroquímica; embalagens plásticas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English