SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Analysis of the relation between imports and productivity: empirical evidence for brazilian manufacturing industryPrivate corporate bonds market in Brazil: structural features and recent evolution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Economia Contemporânea

Print version ISSN 1415-9848

Abstract

SILVA, Ariane Danielle Baraúna da  and  HIDALGO, Álvaro Barrantes. A concorrência entre o Brasil e a China no mercado Sul-africano: uma aplicação do modelo constant-market-share. Rev. econ. contemp. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 88-106. ISSN 1415-9848.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-98482012000100005.

O forte crescimento da economia chinesa nos últimos anos foi acompanhado pelo aumento de suas necessidades por recursos naturais para atender a demanda crescente de sua indústria de base. O continente africano tem representado, nesse contexto, uma importante fonte de matérias-primas para a China, dado que este continente se apresenta como uma das últimas regiões com abundância de recursos naturais ainda pouco explorados. A presença chinesa no continente africano tem trazido consigo mudanças quanto à vinculação econômica da região com o Brasil. Diante desse cenário, o presente trabalho realiza uma análise das relações econômicas entre o Brasil e a África do Sul, maior economia da África, que representa dentro do continente africano um importante mercado para as exportações brasileiras. Neste trabalho, será feito uso do modelo constant-market-share, com o objetivo de analisar os ganhos ou perdas da competitividade do Brasil e mensurar o quanto o avanço das exportações chinesas contribuíram para as possíveis perdas do Brasil. Os resultados obtidos permitem concluir que boa parte das perdas de exportações brasileiras na África do Sul é devida aos ganhos de participação da China.

Keywords : Exportações brasileiras; concorrência chinesa; market-share.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese