SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Antonio Barros de Castro's last lectureThe hukou system and migration in China: some notes on the division of labour author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Economia Contemporânea

Print version ISSN 1415-9848

Abstract

CUNHA, André Moreira; LELIS, Marcos Tadeu Caputi  and  BICHARA, Julimar da Silva. O Brasil no espelho da China: tendências para o período pós-crise financeira global. Rev. econ. contemp. [online]. 2012, vol.16, n.2, pp. 208-236. ISSN 1415-9848.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-98482012000200003.

Este trabalho analisa como a reação do governo chinês à crise financeira global afetou a América Latina, particularmente o Brasil. A despeito das intenções de reorientação do seu modelo de crescimento, a resposta chinesa à crise reforçou, pelo menos a curto e médio prazos, a dependência das exportações e dos investimentos. Em um quadro de lenta recuperação das economias centrais, passa ganhar destaque o acesso a mercados mais dinâmicos, como os países emergentes. Assim, para além do papel de fornecedora de recursos naturais, as economias latino-americanas passam a ter uma importância renovada como destino das exportações de manufaturas e capitais chineses. Países com estruturas produtivas mais maduras e diversificadas, como o Brasil, irão deparar-se com o risco de um processo de regressão em seus padrões de especialização.

Keywords : China; Brasil; crise financeira global; estratégia de desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese