SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Brazil as a mirror of China: new trends after the global financial crisisWho's afraid of China: analysis and implications for the major Brazilian states author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Economia Contemporânea

Print version ISSN 1415-9848

Abstract

NABUCO, Paula. Hukou e migração na China: alguns apontamentos sobre divisão do trabalho. Rev. econ. contemp. [online]. 2012, vol.16, n.2, pp. 237-258. ISSN 1415-9848.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-98482012000200004.

O principal objetivo deste artigo é analisar as novas condições de trabalho na China e sua importância para o recente desenvolvimento econômico do país. Para tanto, nos concentramos nas relações e condições de trabalho dos trabalhadores migrantes do país, que constituem a maioria da força de trabalho empregada nas empresas com fundos externos, assim como nas companhias privadas que atuam no leste e sudoeste do país. Nossa proposta é mostrar, ao menos parcialmente, como as mudanças recentes e a divisão do trabalho histórica entre campo e cidade na China geraram as condições singulares da força de trabalho do país. A reforma agrária e o sistema de registro de residência (chamado hukou em chinês) juntamente com o grande volume de investimentos feitos depois do início das reformas geraram o maior fluxo migratório interno que o mundo já viu.

Keywords : China; trabalho; migração; divisão do trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese