SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Neutrality of Brazilian government deficit: evidence of the theory Ricardian Equivalence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Economia Contemporânea

Print version ISSN 1415-9848

Abstract

COUTO, Sílvia Verônica Vilarinho  and  FRAGA, Gilberto Joaquim. O pass-through da taxa de câmbio para índices de preços: análise empírica para o Brasil. Rev. econ. contemp. [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.333-356. ISSN 1415-9848.  http://dx.doi.org/10.1590/141598481831.

O presente artigo objetiva analisar empiricamente a relação entre taxa de câmbio e preços no Brasil no período de 1999 a 2012. Adicionalmente apresenta-se uma revisão da literatura teórica e empírica destacando os canais de transmissão do câmbio para os índices de preços tanto no âmbito micro quanto macroeconômico. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se o procedimento econométrico de séries temporais através do Vetor de Correção de Erros. Os resultados encontrados sugerem uma relação de longo prazo entre câmbio e os índices de preços domésticos em análise, embora seja possível constatar um grau depass-through incompleto. Observa-se também que o repasse é maior para o índice de preços (IGPDI) com maior componente de preços por atacado.

Keywords : Pass-through; preços; nova macroeconomia aberta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )