SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1ANÁLISE DA FUSÃO AZUL-TRIP SOB A ÓTICA DOS GANHOS DE EFICIÊNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia Contemporânea

versão impressa ISSN 1415-9848versão On-line ISSN 1980-5527

Resumo

ASSIS, Thallis Macedo de; FONSECA, Luiz Fernando Cerqueira  e  FEIJO, Carmem Aparecida do Valle Costa. DETERMINANTES DO REPASSE CAMBIAL: UMA RESENHA COM FOCO NO CASO BRASILEIRO. Rev. econ. contemp. [online]. 2019, vol.23, n.1, e192311.  Epub 25-Mar-2019. ISSN 1980-5527.  https://doi.org/10.1590/198055272311.

A taxa de câmbio constitui um dos principais preços da economia. Suas flutuações têm importantes impactos sobre os preços domésticos, portanto, sobre a condução e credibilidade da política monetária. Este artigo apresenta uma ampla resenha da literatura sobre o repasse cambial, e nesse sentido contribui para organizar o debate sobre o tema, que é de especial interesse para se entender o processo inflacionário brasileiro. Um aspecto a ser destacado é que identificamos que o repasse cambial pode variar entre grupos de países devido à existência de uma hierarquia do sistema monetário internacional, fato que não é tratado explicitamente na literatura sobre repasse cambial. O artigo inclui também trabalhos empíricos sobre repasse cambial no Brasil. Conclui que os determinantes macro e microeconômicos do repasse cambial fazem parte de um todo que precisa ser entendido no nível das firmas para melhor explicar o comportamento agregado dos preços.

Palavras-chave : repasse cambial; ambiente inflacionário; heterogeneidade setorial no repasse cambial; assimetria no repasse cambial; hierarquia de moedas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )