SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Genetic divergence among "espinheira-santa" (Maytenus ilicifolia Mart. ex Reiss. and M. aquifolium Mart.) accessions based on morphological and physiological traitsPhenotypical, phytochemical and molecular characterization of "capim-carona" [Elionurus muticus (Spreng.) Kuntze] populations índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versión impresa ISSN 1516-0572

Resumen

ALBERTASSE, P.D.; THOMAZ, L.D.  y  ANDRADE, M.A.. Plantas medicinais e seus usos na comunidade da Barra do Jucu, Vila Velha, ES. Rev. bras. plantas med. [online]. 2010, vol.12, n.3, pp. 250-260. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-05722010000300002.

A Barra do Jucu é um bairro do município de Vila Velha, estado do Espírito Santo, localizado numa área de restinga e habitado por caiçaras que tiram sua renda principalmente da pesca. O objetivo deste estudo foi resgatar e sistematizar as informações populares sobre as plantas medicinais utilizadas na localidade. Ao todo foram citadas 86 espécies pertencentes a 41 famílias, das quais Lamiaceae, Asteraceae e Solanaceae apresentaram o maior número de espécies. As espécies citadas estão relacionadas a 59 usos medicinais, entre os quais predominaram as doenças associadas ao aparelho digestivo. Quantificou-se o número de citações por informante para cada táxon, bem como o número de usos, possibilitando a indicação das espécies mais utilizadas na área, como Plectranthus barbatus Andrews a mais citada, e Anacardium occidentale L. a espécie empregada para o maior número de usos. Os resultados demonstram que a população possui vasto conhecimento das plantas e de suas propriedades de cura.

Palabras llave : Restinga; Barra do Jucu; caiçaras; plantas medicinais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués