SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Avaliação do efeito antifúngico do óleo resina e do óleo essencial de copaíba (Copaifera multijuga Hayne)Avaliação da atividade antiinflamatória do coentro (Coriandrum sativum L.) em roedores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572

Resumo

OLIVEIRA, M.M.M et al. Rendimento, composição química e atividade antilisterial de óleos essenciais de espécies de Cymbopogon. Rev. bras. plantas med. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 08-16. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-05722011000100002.

Objetivou-se determinar o rendimento, a composição química e avaliar a atividade antilisterial dos óleos essenciais de Cymbopogon citratus (DC.) Stapf. (capim-limão) e Cymbopogon nardus (L.) Rendle (capim-citronela), puros e em combinação. A obtenção dos óleos essenciais foi realizada a partir de folhas frescas, empregando-se a técnica de hidrodestilação e utilizando-se aparelho de Clevenger modificado. Os rendimentos foram calculados a partir da massa obtida na extração e da umidade do material vegetal. A análise qualitativa foi realizada por cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas e a avaliação dos teores dos constituintes químicos por cromatografia em fase gasosa com detector de ionização de chamas. O efeito bacteriostático de diferentes concentrações dos óleos essenciais, puros e em combinação, foi determinado pela técnica de difusão em ágar. As concentrações mínimas inibitórias (CMIs) foram utilizadas na determinação do tempo de ação bactericida. O rendimento, em base seca, foi de 1,39% (v/p) para o óleo essencial de C. citratus e de 2,27% (v/p) para o óleo essencial de C. nardus. Geranial e neral foram os constituintes majoritários do óleo essencial de C. citratus, enquanto, para C. nardus, foram citronelal, geraniol e citronelol. A maioria das concentrações utilizadas mostrou-se efetiva contra Listeria monocytogenes e observaram-se efeitos bactericidas nas CMIs. Óleos essenciais de C. citratus e C. nardus, puros e em combinação, constituem novas alternativas de antibacterianos naturais a serem utilizados no controle de L. monocytogenes na indústria de alimentos.

Palavras-chave : Cymbopogon citratus; Cymbopogon nardus; óleos essenciais; atividade antibacteriana; Listeria monocytogenes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português