SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Análise tecidual e celular das brânquias de Oreochromis niloticus L. tratadas com extrato etanólico bruto e frações das folhas da pitanga (Eugenia uniflora L.) - MyrtaceaeDesenvolvimento vegetativo de Mentha campestris Schur e produção de mentol em diferentes espaçamentos de plantio e épocas de colheita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572

Resumo

MAXIMINO, F.L. et al. Avaliação da descontaminação fúngica de camomila [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] por meio de diferentes métodos caseiros em duas temperaturas. Rev. bras. plantas med. [online]. 2011, vol.13, n.4, pp. 396-400. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-05722011000400004.

O aumento no consumo de plantas medicinais vem se transformando em problema de Saúde Pública, devido ao potencial de contaminação microbiana, principalmente por origem natural e condições inadequadas de uso e armazenamento. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a descontaminação fúngica de camomila [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] através de diferentes processos caseiros (decocção, infusão, água morna). Foram analisadas 10 amostras de camomila, procedentes de diferentes estabelecimentos comerciais. Os resultados das análises microbiológicas indicaram redução da contaminação fúngica na maioria das amostras, porém não atingindo os índices considerados satisfatórios, o que evidencia a necessidade de medidas regulatórias e educacionais que garantam a qualidade destes produtos, desde a produção até a colheita.

Palavras-chave : camomila; descontaminação fúngica; infusão; decocção; água morna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português