SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4  suppl.2Levantamento de plantas medicinais cultivadas no município de Solânea, agreste paraibano: reconhecimento e valorização do saber tradicionalEstudo etnofarmacológico e etnobotânico de Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel (janaguba) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572versão On-line ISSN 1983-084X

Resumo

MACHADO, R.R.P. et al. Atividade anti-micobacteriana de Baccharis dracunculifolia, Centella asiatica, Lantana camara e Pterodon emarginatus. Rev. bras. plantas med. [online]. 2015, vol.17, n.4, suppl.2, pp.891-899. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-084X/14_148.

A investigação permanente de novas drogas antimicobacterianas é necessária no programa de erradicação da tuberculose e de outras doenças relacionadas com micobactérias. O objetivo deste estudo foi buscar novas fontes de drogas antimicobacterianas usando material vegetal. Neste estudo, 11 materiais de base vegetal (extratos, óleos essenciais e algumas frações) foram avaliados contra 5 espécies de micobactérias. Estes materiais foram obtidos a partir de 4 espécies de plantas medicinais tradicionalmente utilizadas como terapêutica geral para diferentes doenças e, especificamente, no tratamento de tuberculose (Baccharis dracunculifolia, Centella asiatica, Lantana camara, Pterodon emarginatus). Os ensaios foram realizados em microplacas com resazurina contra duas espécies do Complexo Mycobacteriumtuberculosis e 3 espécies de micobactérias não tuberculosas. Os resultados mostraram o extrato hexânico e o óleo essencial de frutos de P.emarginatus como potenciais fontes para drogas antimicobacterianas contra quatro espécies de micobactérias testadas. A fração hexânica do extrato metanólico das folhas de C. asiatica também apresentou significativa inibição do crescimento de micobactérias apenas contra M.chelonae. Em conclusão, foi possível contribuir para as investigações de antimicobacterianos por apresentar três novas amostras de plantas com atividade antimicrobiana significativa contra quatro Mycobacterium spp e sugerir a realização de estudos futuros sobre as propriedades antimicobacterianas de frutos de P. emarginatus.

Palavras-chave : antimicrobiano; Complexo Mycobacterium tuberculosis; ensaio em microplacas com resazurina; micobactérias não-tuberculosas; vegetais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )